domingo, 6 de setembro de 2009

Espaço: Jogos de Tabuleiro


Até à pouco mais de um ano os jogos de tabuleiro eram para mim um jogo do passado, há muito substituído pelas consolas e computadores. Resumia-se sobretudo a 3 grandes jogos, o Monopólio, o Risco e o Trivial Pursuit, mundialmente famosos e com presença garantida de pelo menos um destes 3 nas salas de estar do mundo inteiro.

Quando muita gente cresceu e começou a desligar destes jogos, afastou-se de um Hobby que também cresceu e sobretudo se desenvolveu. Dos 3 jogos referidos, nenhum entra numa lista elaborada por uma pessoa que conheça o outro mundo dos Jogos de Tabuleiro. Talvez tenham criado traumas nos jogadores ou por estes jogos serem demasiado básicos, a verdade é que existem actualmente dezenas de milhares de outros jogos que constituem uma excelente opção ao referido Triunvirato.

Hoje em dia é cada vez mais comum conhecer pessoas que experimentaram um destes Jogos, se falarem com amigos de certeza que já houve um destemido que experimentou o Carcassone ou os Colonizadores de Catan, ou pelo menos conheceu alguém que já jogou. O facto destes jogos terem vindo a ganhar um espaço de maior destaque nas lojas portuguesas, como a Fnac e o El Corte Ingles, tem ajudado à sua divulgação, pois há muitos curiosos que dão uma vista de olhos aqueles joguinhos e interrogam-se de como poderá haver um jogo diferente do Monopólio, que não tenha exércitos como o Risco, ou não seja um quiz. Depois experimenta-se ou comprando ou porque alguém conhece um amigo que tem e deixa-se entusiasmar por uma jogabilidade nova, um tema agradável, e uma noite muito bem passada na companhia dos amigos.

Foi isso que aconteceu comigo, em 2007 fui dos corajosos que comprou o primeiro jogo para experimentar, neste caso o Carcassonne , ao que se seguiram umas noites muito bem passadas com amigos a jogar aquele jogo novo. O passo seguinte foi a compra de expansões, mas demorou mais um ano até comprar o jogo seguinte, um jogo de guerra complexo e ao mesmo tempo um desafio muito mais estratégico e táctico que o Risco. Com este jogo surgiram as primeiras dúvidas e lá parti eu para a Internet à procura de alguém que me ajudasse quando encontrei uma comunidade portuguesa de jogos de tabuleiro, a malta do Abre o Jogo.

Num próximo post:
- Os primeiros encontros
- As primeiras compras

Links de Interesse:
http://www.abreojogo.com - Site da comunidade portuguesa de jogos de tabuleiro
http://www.boardgamegeek.com - Site/Base de dados de jogos de tabuleiro